quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Novo e velho

"Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas." (Mt 13:52)

Estamos sempre em busca do novo, em busca daquilo que em nós provoca emoção. O inesperado exerce sobre nós um enorme fascínio. Como diria Salomão: "A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las." (Pv 25:2). E é isso que anseamos.. a novidade... o novo. É bem verdade que Deus é Deus do novo.. uma vez que um Ser tão criativo quanto Ele não poderia cessar em nenhum momento de chamar a existência aquilo que não é como se já fosse.

Mas o que se fazer quando aparentemente não há nenhuma surpresa? Uma nova palavra, nova direção, nova revelação? Quando tudo o que se havia de se falar (num determinado tempo) foi dito.. quando aquilo que havia de ser descoberto (para um próposito), já foi? E quando o novo já veio? O que fazer com ele?

E é justamente nesse ponto que muitas vezes esbarramos. Porque gostamos de nos empolgar com a revelação, mas muito pouco de trilhar o doloroso caminho para consumação de nossos destinos espirituais. É mais fácil sonhar os sonhos de Deus do que vivê-los, porque na vida real o Reino não é tomado senão por violência. Na vida real o caminho é estreito e difícil. Contudo caminhamos não por vista, mas pela fé damos passos firmes em direção ao nosso matadouro, aguardando o momento em que enfim retornaremos à nossa casa celestial e nos deixaremos ficar eternamente em Jesus, nosso Descanso!

"A [semente] que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança." (Lc 8:15). A perseverança é um atributo totalmente indispensável em nossa caminhada com o Senhor, uma vez que apenas aquele que perseverar será salvo. As Escrituras estão repletas de passagens onde somos exortados a perseverar e nos diz que a tribulação é a principal responsável por gerar esta qualidade em nós. Perseverar tem a ver com insistir, continuar, ser firme e constante. Ora... não é possível perseverar senão naquilo que já conhecemos.

A perseverança não tem a ver com o começo das coisas (quando tudo é novidade) e sim com o seu desenrolar. Se não perseverarmos podemos ser como os galátas: "Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?" (Gl 3:3). Verdade é que se não tivermos um ponto de partida seguro não iremos a lugar nenhum. Mas uma vez que o entendimento acerca da vontade do Pai vem.. precisamos obedecer. E obedecer implica em permanecermos firmes até tudo se tenha cumprido.

ESTÁ CONSUMADO: Ele foi obediente até a morte e morte de cruz!

Nem tudo o que diz respeito ao Reino de Deus é novo... mas tudo deve ser vivo em nossos corações... porque o Seu Reino deve pulsar em nós, ganhando forma em nossa existência. Precisamos amadurecer sem perder a vitalidade dos primeiros dias... precisamos deixar de ser meninos, porém sem nos esquivar de receber ao Senhor como crianças, precisamos crescer, sem perder a chama do primeiro amor... antes... amando a cada dia mais intensamente, nos entregando por inteiro Aquele que é o Autor e o Consumador da nossa fé.
Graça abundante da parte do Pai seja sobre nós!

2 comentários:

  1. Milena Barbosa11:13

    Owww minha irmã, sabe eu penso mesmo que nessas horas o Senhor realmente nos faz ser cientes se confiamos nEle..as tribulações, as tormentas vêm como provas de que podemos está como estamos, mas o Senhor é nossa esperança, eh nosso alento..muita coisa, sabe, fico pensando, refletindo, me acho muito infantil em relação ao Reino, mas aih volto pra minha estrutura eu em relação a Ele..e aih eu vejo que não por aih, pq o Reino se instala e eh mtoo mais compreendido quando eu vejo Ele em relação a mim, o que Ele tem pra mim, eh realmente olharmos o Senhor verdadeiramente como exemplos de alguem que passou por tudo de ruim, que foi tentado, que foi cuspido, que foi acusado, que foi humilhado, que ficou sozinho, que foi traído e Ele tinha o parâmetro do Seu pai, que já estava instalado nEle msm, ou seja Ele tinha o referencial dEle msm...e isso eh mto precioso..pq vivemos uma fé verdadeira, apoiada pela propria revelação que nos é dada direto do nosso Senhor, que é a nossa própria vida, e Deus nos dá um referencial para não nos perdemos, Ele nos mostra, Ele nos chama e nos exorta e nós ficamos, mtas vezes, perdidos, sem a menor orientação de quem somos, para onde vamos, e quem seremos..tão triste e ao mesmo tempo tão cruel, tão pequeno para com Aquele que venceu a morte, que tem a chave dos Confins da terra..pq Ele, Ele, Ele nos diz: "Vem Filho amado, vem para os meus braços, atenta, ouve as Minhas palavras, que falo a ti com sabedoria para que entenda o Meu propósito que vai muito além dos que os homens pensam, vêem ou imaginam"..ou seja Deus sabe tudo e seremos ignorantes se não tivermos Ele realmente como referencial para seguirmos, Ele é a única verdade inserida e real nesse meio e nessa vida a que estamos vivendo..o nosso bem maior!!! Como já dizia o Salmista 4:2.. "Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?"
    Até quando buscaremos a justificação para os nossos pecados se a única justificação é se arrepender e NÃO PECAR MAIS..até quando alimentaremos nosso atos podres se Ele msm sabe que de nada de nós sai coisa boa..Temos que nos lavar nEle e verdadeiramente caminhar segundo Sua Palavra, pq só assim podemos caminhar para estarmos mais perto de sermos imagem e semelhança do nosso Criador..não podemos brincar mais..o Reino tem que ser vivo e arder em nosso corações como chama viva de um amor puro de genuíno, de uma eterna gratidão por termos saído da lama e da morte, pq Ele nos escolheu e nos lavou com Seu sangue caro e precioso!!!
    Aleluia Senhor!!! Obrigada!!!
    Que o Senhor, pela Sua graça e misericordia, tire as escamas dos nosso olhos para verdadeiramente olharmos para o Deus vivo, para o Amado das nossas almas!!! Com certeza o sofrimento será bem menor e a confusão tbm, pois estaremos com o fardo de Jesus que é leve e seu jugo é suave (Mt 11:30).

    ResponderExcluir
  2. Milena Barbosa11:19

    rsrsrs...qdo falo e escrevo (já percebi) as vezes as idéias saem dispersas e as vezes tenho dificuldade de juntar bem os fatos e ter uma linha totalmente coerente..mas Deus eh bom! hahahha..espero q dê pra entender..Paz a todos!!

    ResponderExcluir