sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pensamentos e entranhas

Por um acaso, li essa frase ontem em um email que um amigo enviava para outro:

"Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos."
Eduardo Galeano

Confesso que ela tocou-me profundamente, pois quanto mais eu penso naquilo em que poderíamos nos gloriar, mais eu percebo que mesmo nossas maiores habilidades e melhores atitudes não são capazes de barganhar o favor de Deus ou de nos fazer mais especiais aos Seus olhos. Mas, então, o que Deus considera como verdadeiro em nós (Ele que é a própria Verdade)? O que, de fato, Lhe agrada? Se, mesmo querendo fazer o bem, fazemos o mal e se o próprio mal reside em nós, se as nossas obras de justiça são como trapos de imundicia, se não há nada que possamos Lhe oferecer que não tenhamos recebido de Suas próprias mãos.... então... de que modo podemos dizer para Deus que nós nos importamos com os seus pensamentos? Que nós escolhemos Sua Vontade, mesmo quando não a desejamos? O que pode expressar aquilo que carregamos no mais profundo de nosso ser? O que manifesta nosso verdadeiro caráter? Eu acredito que há muitas e muitas coisas na vida que não estão sob nosso controle.. mas uma coisa eu sei, que nós somos definidos pelo que fazemos com aquilo que depende de nós.. com nossas escolhas, com o modo como dispomos do nosso tempo, com nossas prioridades, em como tratamos o outro e, finalmente, com a nossa dedicação em nos tornarmos cada vez mais semelhantes ao Senhor Jesus (isso é.. nós que nos dizemos cristãos). Nesse sentido, não adianta continuarmos apenas nos arrastando dia após dia, cheios de frustrações e lamúrias porque vivemos tão ocupados com os cuidados dessa vida. Podemos arranjar a desculpa que for... SE AMAMOS AO SENHOR NÃO PODEMOS FICAR SENTADOS, ESPERANDO ALGUMA COISA ACONTECER PARA QUE TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS FIQUEM PROPRÍCIAS AO NOSSO CRESCIMENTO NELE. Se O amamos, cabe a nós produzir essas circunstâncias. Se O amamos e compreendemos Seu amor, nossa transformação para sermos como Ele é não é uma opção, mas, sim, aquilo que rege nossa existência. Essas reflexões me fazem lembrar de um dos meus poemas prediletos (desde quando eu ainda nem podia compreender seu significado pleno):

"É melhor tentar e falhar,
que preocupar-se e ver a vida passar.

É melhor tentar, ainda que em vão,
que sentar-se fazendo nada até o final.

Eu prefiro na chuva caminhar,
que em dias tristes me esconder.

Prefiro ser feliz embora louco,
que em conformidade viver."

Martin Luther King

Por fim, concluo com uma citação que encontrei em um livro de sociologia a alguns meses. Talvez pareça um pouco paradoxal, mas, certamente, nos  ajuda a perceber nuances da Verdade que poderiam permanecer no obscurecimento por nossas vidas inteiras se não estivermos dispostos a conhecê-La tal como somos por ela conhecidos.


"Não devemos julgar um homem pelas suas palavras, mas pelo seu coração. O coração fala através de palavras apenas quando elas são confirmadas pelas ações. Ninguém vê o que está nele escondido, mas somente o que seu trabalho revela. Portanto, o homem deveria trabalhar continuamente para descobrir o que Deus lhe deu." (Paracelso apud MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.)

Um comentário:

  1. Eu gosto de tudo o que vc escreve... eu gosto do Senhor em você. A Sua presença te faz ser quem és, e nos dá expectativa da grande obra completada em ti. Te amo Maira.

    ResponderExcluir