sábado, 9 de abril de 2011

Pensai!

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" Colossenses 3:2

Pensar é bom, eu vos digo amigos, pensem! Mas o pensar por si só não produz nada se as nossas intenções forem apenas abarrotar mais e mais saberes fúteis ou produzir discussões que de nada servem senão para insuflar nossas próprias vaidades. Um pensamento só pode me libertar se ele me coloca em contato com a verdade e a verdade sempre aponta pra Cristo, que é Ele mesmo a Verdade encarnada da parte de Deus pra nós.

É interessantíssimo o modo como a Bíblia aborda essa questão... "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2). É através de uma mentalidade renovada - permita-me dizer, eu não consigo imaginar uma mente passiva como uma mente renovada - é através desse entendimento renovado que podemos experimentar (vivenciar) a vontade de Deus. Não é através de uma emoção renovada, não é através de uma experiência sobrenatural renovada... é através de uma mente renovada que podemos conhecer e consequentemente viver a vontade de Deus.

Não, eu não estou dizendo que o intelecto é mais importante que nossas emoções, sentimentos, sensações ou o que quer que seja, mas que cada uma de nossas faculdades psíquicas tem sua função no processo de apreensão da revelação do evangelho, revelação essa que é plena e atua sobre TODA a nossa alma e espírito. Com efeito, estou apenas citando o que a Bíblia diz. 

Lembremos-nos que a Palavra também nos ensina: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças." (Mc 12.30). Ora, como poderemos amar a Deus com todo o nosso entendimento se nem sequer o utilizamos completamente (por preguiça talvez?) ou se nos dispomos a pensar sobre toda sorte de coisas, mas quando se trata das coisas que nós comodamente classificamos como "espirituais" simplesmente nos recusamos a tomar tempo para refletir sobre elas. Eu vos pergunto... como podemos amar a Deus com nosso entendimento? Nos recusando a pensar sobre tudo o que diz respeito a Ele, como se a Sua vontade  fosse nos fazer estúpidos ignorantes?

Me parece esse modo de ver as coisas como uma inconsistência com o que a própria Bíblia ensina. Mas eu posso imaginar as origens desse posicionamento para além de nossa própria acomodação pessoal. Historicamente a igreja protestante vem se dividindo entre os que pensam que por pensar estão alcançando a Deus e os que pensam que por não pensar estão O agradando.

Eu fico pensando - sim, se isso é um crime condenem-me agora ou calem-se para sempre.. rs - que o mal todo aí está sim na nossa arrogância. A soberba fundamenta a mentalidade do mundo... "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1 Jo 2:16). Por isso, compreendo eu, o texto em Romanos 12 nos apresenta esse pensamento do mundo como algo oposto ao entendimento que nos permite ter contato com a vontade de Deus.

É essa mentalidade mundana, impregnada de orgulho e vaidade, que ao se debruçar sobre as Escrituras ou ao refletir sobre as questões concernentes a Deus produz os mais absurdos desvios e manipulações da verdade. É, pois, contra nossa natureza pecaminosa que devemos lutar e não contra a preciosa capacidade que Deus nos concedeu de aplicar todo o nosso entendimento na prazerosa tarefa de amá-Lo e servi-Lo.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8

3 comentários:

  1. É isso aí!
    Pensemos, oremos, meditemos nas Escrituras!

    Emanuel! Deus conosco, nos ensinando, nos transformando.

    Saudades, irmã,
    Abraaço^^
    Paz

    ResponderExcluir
  2. "Historicamente a igreja protestante vem se dividindo entre os que pensam que por pensar estão alcançando a Deus e os que pensam que por não pensar estão O agradando."

    Sábia definição!

    "A soberba fundamenta a mentalidade do mundo..."

    Concordo plenamente!

    ResponderExcluir