sábado, 5 de julho de 2008

Obediência ao preço do Sangue

"Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque." (Hb 5.7-10)
Ora, se Ele, o Autor da nossa salvação aprendeu a obedecer sofrendo, por que seria diferente conosco? Nós somos melindrosos e detestamos sofrer.. nossa natureza carnal detesta depender do Espírito e, queiramos ou não, quando estamos fragilizados dependemos ainda mais dEle, justamente porque o Seu poder se aperfeiçoa em nossas fraquezas (2Co 12.9). Jesus deixou um caminho que devemos trilhar... Ele obedeceu em tudo, até a morte de cruz, para que os que obedecem pertençam a Ele (Fp 2.8). Mas não há, nem nunca haverá, obediência sem cruz! A obediência nos conduz a ela. Jesus falou que aquele que desejasse segui-Lo deveria tomar sua própria cruz. Queremos ser como Ele? Então, devemos ir pra cruz. E quem disse que há cruz sem sofrimento? Não! A cruz foi feita pra fazer sofrer, a cruz foi feita pra exterminar, a cruz foi feita pra aniquilar, a cruz é morte, morte dolorosa, porém silenciosa! Porque como ovelha muda Ele foi levado ao matadouro... para que no caminho do nosso matadouro (Rm 8.36) os únicos sons sejam nossos passos misturados com as batidas de Seu coração por nós.
Sempre houve em mim o sentimento de que Jesus viveu por mim para que eu pudesse viver por Ele e que Ele morreu por mim para que eu pudesse morrer por Ele (2Co 5.15). Hoje entendo que morrer por Jesus não é apenas entregar meu derradeiro suspiro a Ele, tonar-se uma mártir e ir pro céu... embora Ele não seja digno de menos do que isso. Jesus não morreu por mim apenas no dia da crucificação, Ele foi morto antes da fundação do mundo (Ap 13.8)! Ele morreu a cada dia de sua vida.. negando-se a si mesmo afim de permanecer no próposito pelo qual havia sido enviado à terra. E Ele continua morrendo a cada dia quando eu O nego... porque as Escrituras declaram que Ele é nosso intercessor.. ora, o intercessor se coloca no lugar de outrem para o justificar (Rm 8.34), se nosso lugar é na cruz (Gl 2.19) e nós lá não estamos... Ele se coloca diante de Deus em nosso lugar. Se não andamos em Sua ressurreição, Cristo morreu em vão (Gl 2.21), mas não existe ressurreição sem morte, não existe morte sem cruz e não existe cruz sem dor. Então.. mandarei o Rei da Glória para a cruz novamente ou tornar-me-ei uma mártir viva? Todo dia tomando minha cruz.. todo dia negando-me a mim mesma (Mt 16.24).. todo dia comendo da Sua carne e bebendo do Seu sangue.. todo dia tendo comunhão nos Seus sofrimentos (Fp 3.8), todo dia vivendo por Ele (Jo 6.54-57), deixando o que para trás fica e prosseguindo para o Alvo (Fp 3.13, 14).
Por que é a tristeza segundo o Espírito e não a alegria que produz arrependimento em nós? Jesus se alegrou, mas não sem antes derramar Sua alma na morte (Is 53.11, 12). Salomão já havia descoberto: "Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração" (Ec 7.3). O trabalho do Espírito em nós é para queimar toda a palha, todo o feno, toda a madeira que nós edificamos sobre o Santo Fundamento (1Co 3.12,13), é arrancar de nós toda a vaidade, todo o orgulho, toda a soberba.. é nos tornar santos, irrepreensíveis.. é nos tonar iguais a Jesus.. mansos e humildes! E pra isso o fogo queima, queima e consome toda a maldade em nosso interior... e é um fogo inextinguível.. que vai purificando nosso ser a medida que o Seu Amor toma forma e ocupa todos os espaços dentro de nós. Então, um edificio vai sendo erguido em nós.. um edificio bem maior que a torre de Babel.. um edificio que sobe aos céus e toca o coração de Deus.. Cristo em nós, esperança da glória (Cl 1.27).
Há ainda uma coisa a se falar sobre obediência, Jesus disse que se O amassemos obedeceríamos as suas palavras (Jo 14.15, cf NTLH), transformando a obediência no único meio para manifestarmos nosso amor por Ele. Sem obediência todas as palavras de amor que Lhe dizemos são tidas por nada. Queremos provar nosso amor pelo Senhor? Obedeçamos.
"Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." (1Pe 1.14-16)
Que caia sobre nós uma unção uma obediência mais do que extravagante! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário