quinta-feira, 14 de abril de 2011

... e humildade

Há algum tempo atrás, escrevi um texto sobre a necessidade de termos coragem para assumir nossas responsabilidades e assim irmos ao encontro da verdade. Nesses últimos dias tenho também confrontado a necessidade de termos coragem para refletir acerca das questões concernentes a nossa fé e espiritualidade. 

E eu reafirmo esses tópicos. Sim, é preciso ter coragem para mexer com idéias, pressupostos e pré-conceitos que estão, muitas vezes, alicerçados em nós desde muito cedo em nossa caminhada com Deus. É preciso ter mais coragem ainda para questionar tradições e assumpções tão entranhadas no seio de nossa teologia cristã/protestante/evangélica que, na maior parte do tempo, não nos damos ao menor trabalho de pensar a respeito.

Mas a verdade é, que se queremos alcançar a Verdade, não basta ter coragem. É preciso também ter humildade. Humildade para reconhecer que nós não somos e nem seremos capazes de compreender todas as coisas. Aliás, muitas vezes não somos capazes sequer de conceber algumas delas. É preciso ter humildade para reconhecer que nosso intelecto é limitado, bem como nossa própria capacidade de analisar e discernir (julgar as coisas). 

Precisamos também ter sempre em mente que a intenção de Deus não é nos elevar a perfeição por meio da  completa elucidação de todos os segredos e mistérios da vida e do universo, mas nos conduzir a um relacionamento pleno e permanente consigo mesmo. Afinal: "Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei." (1Co 13.2).

Honestamente, nós sabemos que não vale a pena continuar buscando conhecimento quando, ao invés de gerar em nós mais compaixão, mais misericórdia e mais amor, ele apenas nos torna arrogantes, nos confunde, nos desanima e nos destrói. Eu não estou dizendo que a verdade não nos confronta ou causa conflitos porque estaria sendo incoerente com o próprio ensino da Palavra. Mas eu acredito que, se nós tivermos um coração sincero e humilde, eu e você seremos capazes de perceber quando nossas motivações estiverem fora do lugar.

"Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais milagrosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus." (1Co 1.21-24)

Um comentário:

  1. Maíra, excelente post!
    Fala exatamente do que eu e mta gnt está passando, da minha busca pela verdade, que sei que não está em doutrinas e livros teológicos, mas se trata de aprofundar o relacionamento com Deus, conhecê-lo. Esta é a minha oração, que o conheçamos e que Ele nos oriente nessa busca!

    ResponderExcluir