quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Podemos estar sinceramente errados

"Os homens humildes são muito afortunados!"
Mateus 5:5 (Living Bible)
Às vezes confiamos muito no que pensamos porque isso nos dá uma falsa sensação de segurança. Podemos sinceramente acreditar que algo é verdade, mas ainda assim estar completamente errados. 3 Jesus nos avisou que não devemos confundir a sinceridade com a verdade. Quando acreditamos em alguma coisa, estamos convencidos de que ela é a verdade. Jesus ensinou que devemos ser humildes com relação ao que pensamos saber, porque só podemos conhecer a verdade a partir da nossa perspectiva pessoal.
Quando eu estava na faculdade, um grupo de cristãos da contracultura costumava fazer pregações nos pontos mais freqüentados do campus. Um deles pregava a mensagem de Jesus com toda a força. Eu ficava impressionado com a sinceridade e o poder da sua convicção. Tive certeza, depois de ouvi-lo durante meses, de que ele devia ter conseguido converter muitas pessoas. Certo dia, perguntei-lhe:
- Então, quantas pessoas vocês conseguiram atrair para Cristo com os seus discursos?
Para minha surpresa, a resposta foi:
-Na verdade, nenhuma. Mas isso não importa. É a nossa missão.
Ele tinha a firme convicção de estar fazendo a coisa certa. O resul­tado não era tão importante quanto à sinceridade com a qual ele exe­cutava a tarefa. Nunca duvidei da sua autenticidade, mas questionei se o simples fato de ser sincero fazia com que estivesse certo. Na verdade, eu conhecia dezenas de alunos da faculdade que ficavam irritados com os sermões e se afastavam daquele Deus sobre o qual ele estava pregando porque não queriam aproximar-se de alguém que parecia não lhes dar importância.
Esse pregador ignorava uma importante verdade que Jesus exerci­tava. Ser ao mesmo tempo fortemente convicto e bastante flexível re­quer uma grande força de caráter. As pessoas maduras conseguem ser corajosas o suficiente para se comprometerem com a verdade, perma­necendo abertas à possibilidade de estarem erradas com relação à ma­neira como a percebem. É assim que o conhecimento e a humildade se relacionam.
Jesus disse: "Os homens humildes são muito afortunados", porque a pessoa rígida é a que mais sofre com sua rigidez. Ele sabia que pre­tender ser dono da verdade pode ter efeitos profundamente negativos, porque, apesar das nossas boas intenções, podemos estar sincera­mente errados.
PRINCÍPIO ESPIRITUAL: Não confundam a sinceridade com a ver­dade; vocês podem estar sinceramente errados.
[Extraído do livro: 'Jesus, o maior psicólogo que já existiu' de Mark Baker]

Um comentário:

  1. grace07:36

    mãe, obrigada por colocar isso aqui!
    dbjm

    fica boa logo logo...

    te amooooOo

    ResponderExcluir